Um Boeing 737-700 das Linhas Aéreas de Moçambique(LAM) danificou a parte frontal da fuselagem após colidir com “um organismo externo” durante a aproximação ao aeroporto da cidade de Tete na tarde desta quinta-feira(05). A colisão “não perturbou a realização normal do voo”, a aeronave aterrou sem causar nenhum ferimento aos 80 passageiros e seis tripulantes que na altura transportava.
O incidente foi confirmado pelas LAM que em comunicado, “a aeronave Boeing 737-700 que ontem, dia 05 de Janeiro de 2016, realizou o voo TM 136, tendo partido de Maputo às 15:35 horas e chegado em Tete às 17:15 horas, com 80 passageiros a bordo e 06 membros da tripulação, sofreu danos do lado direito da parte frontal da fuselagem. A ocorrência foi confirmada no acto de vistoria rotineira que a tripulação fez à aeronave depois da aterragem”.
“Contudo, os danos foram registados sensivelmente, no momento em que se iniciou o processo de aproximação, já com a pista a vista para a aterragem no Aeroporto de Tete. Nesse instante, a tripulação ouviu um estrondo, o que alertou sobre a possibilidade da aeronave ter tido contacto com um organismo externo que, mesmo assim, não perturbou a realização normal do voo”, refere o comunicado que estamos a citar.
Ainda de acordo com a companhia de bandeira moçambicana, “devido à ocorrência foi feita uma reengenharia para a realocação de uma outra aeronave que transportou os passageiros de Tete para Maputo”.
O Boeing 737-700, que está ao serviço das LAM desde 2014, terá o nariz substituído “e depois da realização dos testes, bem como os procedimentos adequados para situações do género junto da entidade reguladora, será reintegrada na operação”.