Pelo menos 57 mil pessoas dos 188.720 habitantes do distrito de Xai-Xai, na província de Gaza, estão privados de água potável para o consumo na sequência da avaria, ano passado, de um total de 59 fontes de abastecimento de água.
Segundo apurou o jornal Diário de Moçambique, junto do porta-voz da 2ª sessão do Governo distrital, Fernando Saide, a paralisação daquelas fontes deve-se a factores como a existência de equipamento obsoleto, falta de manutenção, ineficiência das equipas locais de gestão dos sistemas de abastecimento, bem como a insuficiência de peças sobressalentes no mercado nacional.
Outro dos principais factores está relacionado com a vandalização dos sistemas, alegadamente protagonizada por cidadãos desonestos, segundo a fonte. Saide indicou que o distrito de Xai-Xai registou, durante o ano passado, um total de 59 fontes de abastecimento de água avariadas contra 28 registadas em 2010. Sublinhou que em algumas comunidades do distrito a situação “é mesmo preocupante”, havendo famílias que recorrem às fontes impróprias, nomeadamente lagoas, canais de rega, entre outras que não oferecem condições aceitáveis para o consumo humano.
“Mas também apraz-nos revelar que com a entrada em funcionamento, ano passado, de 30 novas fontes de abastecimento no distrito, mercê do envolvimento de parceiros de cooperação, mais de 15 mil pessoas passaram a beneficiar-se de água potável, o correspondente a um incremento de cinco por cento de cobertura”, frisou Saide.
Revelou, igualmente, que desde Janeiro de 2011 até o momento, a rede de abastecimento de água no distrito é assegurada por um total de 122 fontes e estima-se em pouco mais de 69,6 por cento o nível de cobertura no distrito, contra cerca de 64 por cento registado em 2010.