Quatro esquiadores suíços e um francês morreram, Segunda-feira, por causa duma avalanche no Ártico norueguês, segundo a polícia local.
Outro esquiador atingido pelo deslizamento de neve, que ocorreu por volta de 10h30 em Brasília, foi resgatado com vida cerca de duas horas depois, foi levado a um hospital regional e o seu estado de saúde era estável.
“Encontramos as seis pessoas que foram tomadas pela avalanche, e cinco delas foram confirmadas mortas”, disse o porta-voz policial Thorstein Skogvang.
Os esquiadores, adeptos da modalidade “downhill”, estavam no íngreme monte Sorbmegaisa, cerca de 120 quilómetros a leste da cidade de Tromsoe.
A área é muito frequentada por praticantes de esqui e snowboard fora de pistas demarcadas.
Segundo as autoridades, o grupo era composto por 12 esquiadores, e a avalanche ocorreu quando o gelo desprendeu-se duma altura de cerca de mil metros sobre o fiorde Lyngen.
O Sorbmegaisa tem 1.288 metros de altitude. Os sobreviventes começaram a escavar a neve para procurar os colegas, e tiveram ajuda de pessoas dum alojamento próximo e também de equipes especializadas.

