O Standard Bank foi, pela terceira vez consecutiva, distinguido pela Autoridade Tributária de Moçambique como o 2º maior contribuinte fiscal moçambicano, em 2017, na categoria do “Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas Liquidado sobre o Lucro”, tendo recebido da AT uma menção honrosa pelas suas contribuições fiscais.
Ainda na mesma categoria, para o sector bancário, o Standard Bank foi o maior contribuinte fiscal.
Para o Standard Bank, estas distinções constituem um “reconhecimento do respeito pelas boas práticas de reporte financeiro e cumprimento nas normas fiscais, bem como da conformidade pelo qual o banco tem pautado na condução do seu negócio”.
Para além das contribuições aos cofres do Tesouro Nacional, o Standard Bank tem desempenhado um papel importante no alargamento da base tributária, através de campanhas de cidadania que tem levado a cabo no País, no quadro da sua responsabilidade social.
As campanhas visam, essencialmente, ajudar o Governo a emitir Números Únicos de Identificação Tributária (NUITs) para que os cidadãos possam exercer o seu dever de pagar impostos.
Nestas iniciativas, são, igualmente, emitidos, com o patrocínio exclusivo do Standard Bank, Bilhetes de Identidade e Cédulas de Nascimento gratuitos, instrumentos, à semelhança do NUIT, essenciais ao exercício da cidadania.