A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apela aos partidos políticos, coligações de partidos e associações que pretendem concorrem nas próximas eleições autárquicas a inscreverem-se atempadamente de modo a evitar enchentes no último dia. É que, até a manhã desta sexta-feira, altura em que o porta-voz da CNE, João Beirão, proferiu o apelo, apenas três partidos, (Movimento Democrático de Moçambique –MDM, PAHUMO, e Frelimo,) e duas associações ( Juntos Pela Cidade e ASSEMONA) é que se tinham inscrito naquele órgão.
“Nós apelamos ao partidos políticos, grupos de cidadãos e coligações de partidos para que apresentem suas candidaturas a tempo, porque o prazo já está a terminar. Desse modo evitar congestionamento nos últimos dias”, disse Beirão. A CNE já aprovou a inscrição de três entidades nomeadamente MDM, PAHUMO e Juntos Pela Cidade.
O partido Frelimo efectuou a sua inscrição esta sexta-feira. Na altura, a mandatária daquele partido, Verónica Macamo, disse estar confiante na aprovação do seu partido, pois os documentos apresentados são autênticos. A inscrição de partidos na CNE iniciou no passado dia 23 de Junho e vai até 6 de Agosto.
Acompanhe o processo eleitoral em tempo real no Twitter @DemocraciaMZ