O candidato do partido MDM à edil da Matola, Silvério Ronguana, no sexto dia da campanha esteve no bairro da Machava Sede, nomeadamente nos mercados da Machava Sede, dos pinheiros, baião e no campo de Bonhiça. A campanha, propriamente dita, arrancou por volta das 14h30 pelo facto de Ronguana ter reservado o período da manhã “falar com Deus”.
Efectivamente, o candidato que diz que quer mudar a Matola optou pelos mercados, nos quais abordou vendedores e consumidores prometendo um saneamento condigno e títulos de propriedade para os pequenos espaços havidos por bancas onde os comerciantes lutam todos os dias para ganhar a vida. Os vendedores, regra geral, mostraram-se agastados com o facto de pagarem taxas todos os dias e o mercado não beneficiar de nenhuma melhoria.
Os residentes que encontrou na passeata que fez pelas artérias da Machava sede estão preocupada com a criminalidade. Sobre os transportes, Ronguana foi para o interior de uma carrinha de caixa aberta, vulgo “my love” de um prometeu aos passageiros que, caso vencesse eleições, iria acabar com o sofrimento das populações: “é preciso um sistema de transporte mais condigno para o povo”.
Os eleitores de Baião denunciaram índices elevados de criminalidade e ausência de um sistema de recolha de lixo, porém o candidato garantiu que pode reverter a situação, pedindo voto aos jovens disse a estes que a mudança estava na juventude, que é possível uma Matola para todos sem crimes e desemprego.
Já no campo de Bonhiça falou aos populares que escolheu aquele campo porque pretende revitalizar o desporto, é seu sonho no futuro colocar no Moçambola um clube daquele bairro. Os populares aplaudiram dançaram com o candidato.