Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Autárquicas 2013: “É preciso proteger os mais pobres” Silvério Ronguana no 5º dia de campanha

Lingamo é um bairro problemático na Matola A. No quinto dia de campanha, o candidato à edil do Movimento Democrático de Moçambique, Silvério Ronguana, disse que os jovens devem ser o factor da mudança e que “precisamos de ter uma enorme coragem para defender os mais fracos”.

Falou, também, de uma história de sucesso e progresso que os povos de Quelimane e Beira vivem e que a Matola vai experimentar no dia 20 de Novembro próximo. “A vergonha fechou o posto de saúde de Lingamo”. É desta forma que o Silvério Ronguana qualifica o encerramento daquela unidade que prestava cuidados médicos aos residentes daquele bairro da Matola A e que – desde o princípio de 2013 – são obrigados a percorrer longas distâncias para beneficiarem de assistência médica. “Uma irresponsabilidade”.

A acusação foi feita num “showmicio” que teve lugar naquela circunscrição residencial do populoso município da Matola e pretende “denunciar o tratamento indigno de que os matolenses são vítimas às mãos da Frelimo”.

“Quando a saúde está mais cara, quando a segurança é posta em causa, quando os jovens só têm trabalho precário e os enfermeiros são pagos abaixo de salários miseráveis significa que é preciso mudar porque nada está bem”, disse Ronguana aos populares que se juntaram ao campo do Lingamo. Os residentes de Lingamo, à margem do showmicio, falaram com o @Verdade e deram conta da ginástica financeira que fazem para chegar ao centro de saúde da Machava.

“Só de transporte vão a vida 20 meticais e mais cinco de medicamento”, disse Júlia Muianga, de 26 anos de idade. “Não sabemos porquê fecharam o posto de saúde. A verdade é que faz falta”, acrescenta Paulino Sitoe, de 34 anos de idade. Ronguana vincou que o seu governo, na Matola, terá como prioridade “proteger os mais fracos”.

E, para tal, será necessário reerguer uma zona que “a Frelimo transformou uma zona industrial de potencialidades de incríveis num espaço social fraco e perseguido por dificuldades”. O candidato do MDM afirma que “falta respeito pelas pessoas”. Ronguana refere que “a Frelimo tem uma ideia para Matola e o país profundamente prejudicial e incompetente”.

O candidato que promete reforma e títulos de propriedade aos “pobres” disse, também, que “a governação de Matola nos últimos anos é culpada desta crueldade social”. Ronguana terminou o showmicio no Lingamo advertindo que “se tivermos a sensatez de protegermos os nossos filhos e os nossos pais a Matola vai mudar profundamente. Mas isso só será possível com a liderança do MDM. Jovens, temos de repetir as histórias de sucesso e progresso que vivem os povos de Beira e Quelimane”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts