O candidato do movimento Juntos Pela Cidade, Ismael Mussa, participou no quarto dia de campanha num debate organizado pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), durante o qual colheu preocupações e contribuições dos munícipes.
Ismael Mussa defendeu, no encontro, a necessidade de se ter uma boa gestão e planificação no município pois, na sua opinião, “não se justifica que, por exemplo, o presidente ou o vereador diga, no tempo chuvoso, que não há alcatrão para reabilitar estradas ou tapar buracos. Isso é sinal de que não há planificação. Em todo o mundo chove, mas não vemos situações como a nossa porque eles preparam-se”.
Mussa considera ainda que os municípios devem capitalizar o facto de o país fazer parte de diversas organizações internacionais, algumas das quais não cobram juros quando nos concedem empréstimos. Porém, isso deve ser acompanhado de uma definição de prioridades. “Se fizermos uma boa gestão os resultados vão aparecer e os financiadores disponibilizarão mais fundos”. Num outro desenvolvimento, o candidato do JPC prometeu descongestionar a cidade por forma a permitir um maior fluxo de viaturas e levar mais serviços ao munícipe.
“Temos de levar os serviços públicos aos bairros periféricos. Maputo não é só a zona do cimento. O cidadão não pode vir à cidade para autenticar um documento, tratar o passaporte, etc. Temos de ter teatros, cinemas, fábricas nas zonas periféricas. Assim, teríamos menos pessoas na cidade, a procura pelo transporte reduziria, haveria mais postos de trabalho”.
Entretanto, os moradores pediram mais transporte, emprego, a revitalização dos espaços recreativos nos bairros que estão a desaparecer, facilidades para aceder ao financiamento bancário,vias de saúde, mais centros de saúde, entre outros serviços.


