O chefe da brigada central da Frelimo destacado para a província de Nampula, José Pacheco deslocou-se manteve encontro na manha desta quarta-feira (13), com os jornalistas diversos órgãos de comunicação social sediados nesta parcela do país, onde dentre os vários assuntos abordados, destacou a necessidade destes incluírem nos seus programas de cobertura eleitoral, matérias ligadas a necessidade dos eleitores dirigirem-se em massa as urnas no dia 20 de Novembro, para que não haja casos relacionados com abstenções.
Pacheco, disse independentemente do partido ou candidato, sem deixar de puxar para a sua cor partidária, o voto dum eleitor vai determinar um futuro melhor dos municípios. Entretanto, disse igualmente que se há partido sério neste processo é a Frelimo e os seus candidatos, porque dispõe programas que vão ao encontro da melhoria de vida dos munícipes, apesar de várias correntes estarem a responsabilizar ao governo do dia, do clima tenso que se vive em algumas regiões do país.
O candidato desta formação politica a edil de Nampula, Adolfo Absalao Siweia, em mais um dia de pedido ao voto, foi sucessivamente ao regiões mais recônditas nomeadamente, unidade comunal Namuatho C, e Jardim, no bairro de Muhavire, e Mutomote, no bairro de Namutequelia, e Muhala expansão, onde do rol das promessas, apontou o melhoramento do saneamento do meio, com a introdução de novos meios de recolha de lixo, onda de criminalidade, desordenamento territorial, rede eléctrica, entre outros.
Alguns populares que acorreram ao seu showmicio, abordaram a má actuação dos agentes da polícia municipal, falta de carteira nas salas de aula, falta de transparência na alocação do Fundo de desenvolvimento urbano, o que beneficia pessoas pertencentes ao partido Frelimo. Em resposta, disse que estes e outros problemas, terão solução, caso os munícipes escolherem a ela para os destinos do município de Nampula.
A candidata do Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO) à edil de Nampula, Filomena Mutoropa, desdobrou-se ao bairro de Mutava-Rex e Mutomote, onde prometeu construir mais escolas, hospitais, sanitários públicos, mercado com equipamento moderno, para além de melhorar o abastecimento de água, vias de acesso, financiamento de micro-projectos e a requalificação do bairro.
A ASSEMONA e o seu candidato Mário Albino Muquicinse, deslocou-se aos bairros de Muhaivire e Muhala Belenenses, onde, em campanha porta-porta, foi questionando ao eleitorado, o porque os alunos continuam a estudar ao relento e sentados no chão, numa província cheia de madeira e com recursos disponíveis para colmatar tal situação, e disse que tudo deve-se a falta da vontade do governo em ver melhorado as condições do povo, dai que os tais recursos florestais são exportados, para beneficiar um punhado de pessoas que são da Frelimo. Segundo ele, isto só passará para a história caso este fique no poder.
Ainda no nono dia, Mamudo Amorane, candidato a edil de Nampula pelo partido MDM, prosseguiu a sua “caça” ao voto nas zonas de Mapara, Militar, Matadouro, regiões com características tipicamente rurais, onde notou com desagrado o estágio actual das vias de acesso, e da falta de recolha de lixo na via pública. Interagindo com os munícipes, estes pediram que caso ganhe, possa intervir no melhoramento da qualidade no fornecimento de energia, água, assaltos a residências, criação de oportunidades de emprego, entre outras.
Em resposta, Mamudo Amorane, pediu aos residentes para estarem determinados a mudar, porque este e o seu partidos estão apostados com as futuras mudanças para o positivo do município de Nampula.

