O candidato do partido Frelimo à presidente do município de Nampula, trabalhou na manha desta terça-feira (12) na unidade comunal de Naphuia, na zona de Marrere, onde prometeu, caso vença as eleições do próximo dia 20 de Novembro, melhorar as condições de vida dos moradores.
A falta de água, energia eléctrica, unidades sanitária e estabelecimento de ensino são alguns dos problemas que a população daquela zona enfrenta no seu dia-a-dia. Adolfo Absalão Siueia, que esteve acompanhado por uma enorme caravana, optou por um showmício no qual aproveitou para transmitir aos potenciais a necessidade de votarem em si para melhorem as condições de vida. O evento, bastante concorrido, contou com a presença de jovens, mulheres e idosos que não se fizeram de rogados e apresentaram asuas inquietações ao futuro edil de Nampula.
“Temos problemas sérios de falta de água, escolas e queremos também um posto de saúde para sermos atendidos a qualquer hora. As nossas esposas vezes há que dão parto na estrada em direcção ao Hospital Geral de Marrere”, disse Américo Alfredo um dos moradores de Naphuia.
Refira-se, contudo, que os problemas apontados pelos moradores duram há pouco mais de 15 anos. Ou seja, são tão ou mais antigos do que o processo de municipalização no país. Adolfo prometeu resolver todos problemas apresentados, caso saia vitorioso no próximo dia 20 de Novembro.
“Vamos construir um centro de saúde aqui, e vamos abrir fonteiras para deixarem de procurar água no poço”. Depois de Naphuia o candidato à edil de Nampula, escalou o populoso bairro de Carrupeia onde por via de um showmicio interagiu com os moradores. Os residentes apresentaram as suas inquietações ao candidato relacionadas com a fraca qualidade de energia eléctrica que é fornecida aquela zona.
“Mensalmente, pagamos factura de água, mas não consumimos porque não jorra nas nossas torneiras. Nas noites não dormimos devido a criminalidade, os nosso filhos são agredidos ao regressarem da escola e o Governo nada faz”, lamentou Zainabo Adamugy uma das moradoras do bairro. Absalão escutou atentamente as preocupações dos populares e prometeu melhorar a vida dos munícipes.
“Vamos acabar com a criminalidade porque vou recrutar mais policias que vão trabalhar junto com os comunitários que estarão sob nossa responsabilidade”. O candidato prometeu descentralizar o poder aos chefes dos postos onde terão a missão de facilitar o processo de licenciamento de construção e melhorar o sistema de saneamento do meio.

