Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumentou preço de diversos produtos em Outubro deste ano

O Instituto Nacional de Estatística (INE) disse, esta terça-feira (06), em Maputo, que a inflação mensal situou-se nos 0,33 por cento e teve maior incidência nos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

O técnico do INE, Ruben Come, disse que dos dados recolhidos nas cidades de Nampula, Beira e Maputo, em Outubro do ano em curso, acusam um aumento de preços na ordem de 0,62 por cento nos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, o equivalente a uma contribuição mensal de aproximadamente 0,27 pontos percentuais.

Segundo Ruben Come, o tomate, com 12,5 por cento, o peixe seco, com 1,3, a farinha de milho, com 0,9, material diverso para a manutenção e reparação de habitação, com 1,3 por cento, são os outros produto que registaram subidas de preços.

A batata-reno, com 4,0 por cento, e o milho em grão, com 7,0 por cento, também aumentar, o que ditou de forma significa a tendência geral de subida de preços, contribuindo com aproximadamente 0,35 por cento.

No período compreendido entre Janeiro a Outubro deste ano, o país registou uma queda no nível geral de preços numa inflação acumulada de menos 0,11 por cento, o que representa uma aceleração de 0,33 pontos percentuais em relação a Setembro passado, mês em que os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas foram responsáveis pela queda da inflação acumulada ao contribuir com um total com 0,30 pontos percentuais negativos.

Ruben Come sublinha que o comportamento de preços no mês de Outubro teve uma tendência idêntica nas três cidades com níveis de inflação mensal de 0,27 por cento para Maputo, 0,33 para Beira e 0,42 por cento para Nampula.

Em termos cumulativos apenas a cidade de Maputo registou uma queda de 0,27 por cento e as cidades da Beira e Nampula registaram subidas de preços na ordem de 0,05 e 0,2 por cento respectivamente.

Em comparação com 2011, as cidades de Maputo, Beira e Nampula tiveram aumentos no nível geral de preços em 1,49; 1,82 e 2,23 por cento respectivamente, concluiu Ruben Come.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts