Casos envolvendo conflitos laborais tendem a conhecer desfechos positivos, por via de alcance de consensos as partes em diferendo na província da Zambézia, quando submetidos ao Centro Provincial de Mediação e Arbitragem Laboral (CMAL).
Segundo uma nota de imprensa enviada ao @Verdade, indica que nos últimos dias, cinco conflitos terminaram à mesa, com o alcance de acordos em igual número, do total de 09 casos que solicitaram a intervenção deste órgão tripartido de resolução extra-judicial de litígios laborais.
Os restantes quatro subdividiram-se em igual número em certidões de impasse e pendentes, sendo que ainda são matéria que estão à procura de desfechos definitivos.
A falta ou atraso de pagamento de salários, despedimentos sem a justa causa, falta de indemnizações, a não canalização de montantes descontados nos salários de trabalhadores ao sistema nacional de segurança social, entre outras, têm constituído as principais origens de conflitos laborais, não apenas na província da Zambézia, mas sim à escala nacional.