Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumentam casos de lepra em Nampula

Estão a aumentar os casos de lepra na província de Nampula, norte de Moçambique, sendo que, em 2011, foram registados 350 contra 300 de 2010. Desses casos apenas 25 foram operados.

A médica chefe provincial de Nampula, Sauzinha Agostinho, em declarações à Rádio Moçambique, encorajou os grupos de autocuidado a continuarem a trabalhar no acompanhamento de pessoas infectadas com lepra, cujo número está a crescer.

A província notificou, em 2011, 350 casos de lepra, apontando-se os distritos de Murupula e Mogovolas como os que mais doentes registaram.

Segundo referiu aquela clínica, ao longo do ano passado, a província de Nampula recuperou 250 doentes que padeciam desta doença, dos quais 25 foram submetidos a intervenções cirúrgicas.

“Na nossa província, todos os distritos estão a registar novos casos, mas o distrito de Murupula e o distrito de Mogovolas são os que mais casos estão a reportar em relação a todos os outros…”.

Por seu turno, António Máquina, Secretário Permanente Provincial de Nampula, afirmou que o desafio do governo é a diminuição dos índices da doença, em declarações feitas durante a cerimónia que assinalou, nesta província, o dia mundial contra a lepra, no distrito de Murupula.

Contudo, Máquina reiterou o apelo sobre a necessidade de quem é suspeito ter indícios desta doença recorrer, o mais cedo possível, às unidades sanitárias, porque só assim pode-se evitar o agravamento desta doença.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts