Atiradores mataram 16 pessoas quando abriram fogo contra os devotos numa igreja no Estado central de Kogi, na Nigéria, durante uma missa noturna, Segunda-feira (6), afirmou a polícia, Terça-feira (7).
“Um grupo de três homens não identificados invadiu a Igreja Deeper Life, em Okene, e abriu fogo contra eles, matando 16”, disse o porta-voz da polícia do Estado de Kogi, Simeon Ille, à Reuters, por telefone.
Uma testemunha, que pediu para não ser identificada por medo de tornar-se um alvo, disse que cerca de 10 atiradores bloquearam as saídas da igreja antes de diapararem contra pessoas que ficaram presas.
Ille disse que as forças de segurança , mês passado, impediram um suspeito homem-bomba de detonar explosivos noutra igreja em Okene, uma cidade cerca de 225 quilómetros ao sul da capital Abuja. O suspeito homem-bomba fugiu, disse ele.
A seita islâmica Boko Haram atacou diversas igrejas este ano na Nigéria mas, o ataque da Segunda-feira foi mais ao sul do que os usuais alvos do grupo.
Os ataques do grupo estão a alastrar-se cada vez mais pela Nigéria, o maior produtor de petróleo da África.
Cidades pelo norte e na capital Abuja foram atingidas nos últimos meses por ataques suicidas, nunca vistos antes, ano passado, no país.
A seita matou centenas de pessoas, este ano, na sua insurgência contra o governo do presidente Jonathan Goodluck.
O grupo quer ter um Estado islâmico dentro da Nigéria, um país com mais de 160 milhões de habitantes, separados quase igualmente entre cristãos e muçulmanos.