Pelo menos cinco pessoas morreram e quatro ficaram feridas nesta segunda-feira devido à explosão de um carro-bomba detonado por um terrorista suicida em Kano, no norte da Nigéria, informou nesta segunda-feira a polícia.
O veículo carregado de explosivos explodiu durante a noite em uma região predominantemente cristã da cidade, cuja população é em sua maioria muçulmana, disse o inspetor da polícia do estado de Kano, Aderenle Shinaba. Algumas testemunhas afirmaram que o número de mortos pode ser de mais de 15 pessoas, devido ao forte impacto.
“Não há dúvida de que mais de 15 pessoas morreram na explosão. Foi muito forte e impactou toda a cidade. As janelas de muitas casas quebraram”, relatou uma das testemunhas. O atentado, que não foi reivindicado por nenhum grupo, embora exista a suspeita de que seja obra da seita fundamentalista Boko Haram, ocorreu um dia depois da realização das eleições no estado.
Apesar da ofensiva antiterrorista que o governo da Nigéria realiza desde o ano passado nos estados de Yobe, Borno e Adamawa, no noroeste do país, os ataques extremistas continuam. O Boko Haram, que significa em línguas locais “a educação não islâmica é pecado”, luta para impor a “sharia” (lei islâmica) na Nigéria, país de maioria muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.
Com cerca de 170 milhões de habitantes, integrados em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, o país mais populoso da África, sofre com múltiplas tensões por suas diferenças políticas, socioeconômicas, religiosas e territoriais.