O famoso cantor de reggae ganense “Blakk Rasta” foi convocado por um comité parlamentar depois de dizer que a maioria dos legisladores do país do oeste africano usam a droga cannabis sativa, vulgarmente conhecida em Moçambique por “soruma”, disseram autoridades nesta sexta-feira.
O presidente da Casa, Doe Adzaho, emitiu uma ordem para que o músico, cujo verdadeiro nome é Abubakar Ahmed, responda aos parlamentares por manchar a reputação da legislatura.
Os comentários, feitos na estação de rádio HitzFM, revoltaram muitos legisladores, e Ahmed pode ser processado ou obrigado a retirar os seus comentários e pedir desculpas publicamente, informou um funcionário veterano à Reuters.
O músico de 40 anos, famoso em Gana por uma canção de louvor a Barack Obama que lhe rendeu um raro jantar com o presidente norte-americano quando este visitou Acra em 2009, disse ter sido mal-entendido.
“O que eu disse foi que cerca de 80 por cento dos parlamentares de todo o mundo podem ter usado soruma”, afirmou ele à Reuters. Ele argumentou que o comentário é parte de sua luta para legalizar a droga.