Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Associação “MIKHALU” promete mudar imagem da Avenida Eduardo Mondlane

A estátua do arquitecto da unidade nacional, Eduardo Mondlane, e a avenida que ostenta o seu nome na capital moçambicana, Maputo, poderão mudar de face a partir do presente mês de Setembro graças a uma iniciativa da sociedade civil.

O projecto, cujos preparativos iniciaram no passado dia 25 de Agosto, é da MIKHALU, uma associação dos amigos e residentes do distrito municipal KaMpfumu, e é orçado em aproximadamente 193 mil meticais (cerca de sete mil dólares americanos).

A iniciativa desta associação, segundo o respectivo presidente, João Mazivila, esta inserida no projecto de conservação e valorização do património da capital moçambicana e, no presente caso, pretende “brindar” os citadinos por ocasião da passagem dos 20 anos da paz, a 04 de Outubro próximo, dos 125 anos da urbe, a 10 de Novembro, e dos 37 anos da independência celebrados no passado 25 de Junho.

Neste âmbito, a MIKHALU vai promover jornadas de limpeza ao longo de toda a avenida e nos respectivos passeios, plantio de árvores e flores, colocação de baldes de lixo nos postos de iluminação pública, criação de parcerias para a gestão de sanitários privados, pintura de árvores, entre outras actividades.

A fonte promete ainda avançar-se com jornadas de sensibilização dos utentes da avenida em torno do artigo 45 da Constituição da Republica que diz ser responsabilidade de cada cidadão promover o bem-estar da saúde pública e da defesa do meio ambiente na comunidade.

Mazivila disse a AIM que a escolha da avenida Eduardo Mondlane tem a ver com o facto de simbolizar a unidade nacional e ser o cartão de visita para o mundo e orgulho da moçambicanidade, para além de que a avenida apresenta sinais de degradação dos passeios, proliferação de lixo, urina nas arvores, entre outros problemas provocados pela falta de consciência ambiental por parte de alguns munícipes, associado a falta de condições básicas de saneamento do meio.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts