Cerca de 34,5 milhões de dólares norte-americanos deverão ser aplicados até 2013 em apoio ao sector de Pesca Artesanal no chamado banco de Sofala, território que abrange as províncias da Zambézia, Sofala e Nampula.
O projecto deverá beneficiar cerca de 120 mil famílias das regiões costeiras de Nampula, Sofala e Zambézia, num programa que conta com o financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD).
A escolha daquelas regiões deve-se às enormes potencialidades de pescado existentes e pelo facto daquelas zonas “albergarem grande parte das famílias mais pobres do país”, salienta o FIDA, instituição da família da Organização das Nações Unidas (ONU).
A organizacão realça que o objectivo do projecto é “melhorar as condições sociais e económicas das comunidades pesqueiras das regiões do Centro e Norte de Moçambique”, acrescentando que o apoio consiste na diversificação de técnicas de pesca, “e melhorar técnicas de processamento e ligações com os mercados de comercialização”, realça o FIDA.
Com a melhoria das infraestruturas de comercialização as economias daquelas regiões deverão “tornar-se mais competitivas e enfrentar novos mercados”, destaca o documento daquela instituição financeira estrangeira.
Refira-se que o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola começou as suas operações em Moçambique em 1983 e, desde então, já canalizou para o país pouco mais de 175,1 milhões de dólares norte-americanos em apoio ao desenvolvimento dos sectores da Agricultura, Pesca, Pecuária e serviços financeiros rurais.