Um grupo de indivíduos armados assaltou, Sexta-feira (23), em plena luz do dia, uma casa de venda de frangos congelados e ovos, no Maquinino, Beira, tendo-se apoderado de cerca de quatro milhões de meticais arrancados.
Além disso, roubaram dinheiro, carteiras e telemóveis dos clientes do estabelecimento, uma sucursal da firma Abílio Antunes, os quais foram forçados a se deitarem antes de serem despojados dos seus bens.
O assalto, que ocorreu por volta das 11 horas, acontece numa altura em que a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala afirma estar a reforçar medidas de segurança pública, a escassos metros da esquadra do Maquinino.
Não se sabe exactamente o número de bandidos envolvidos no roubo à mão armada, mas testemunhas referem-se a pelo menos cinco indivíduos que se introduziram no interior da mencionada sucursal, os quais imobilizaram agentes de segurança e a clientela.
Depois do assalto , o grupo meteu-se numa viatura e partiu para destino desconhecido. Apesar de não ter havido nenhum disparo, eles deixaram cair no local uma munição ora nas mãos dos agentes da Polícia, esperando que sirva para as necessárias investigações.
O representante do Abílio Antunes, Bernardo Emílio, disse que os quatro milhões de meticais roubados resultaram da receita da venda de 1.500 caixas de ovos e 13 mil frangos congelados.
“Os indivíduos entraram pelo portão e quando chegaram aqui apontaram armas a toda gente e obrigaram as pessoas a se deitarem no chão. Com medo, ninguém se movimentou. De seguida, roubaram o que tinha por roubar e meteram-se no carro e partiram” – contou Bernardo Emílio, tendo precisado que a ocorrência intimida e desencoraja.
Emílio prevê que nos próximos tempos, com o aproximar da quadra festiva do Natal e do Ano novo, o crime venha a aumentar na cidade, apelando para o reforço da segurança na cidade. Contudo, precisou que a sucursal vai continuar a vender frangos e ovos.
“Ainda não entramos no mês das festas, mas os bandidos estão a actuar durante o dia. Como será quando chegar a altura das festas, quando todas as pessoas precisam de dinheiro para passar condignamente as festas?” – questionou-se.
A sucursal assaltada é tida como a principal fornecedora de frangos e ovos à cidade da Beira. A situação poderá criar clima de medo e retrair o abastecimento daquele alimento mais consumido na altura das festas.