Foi no clássico contra o arqui-rival Desportivo de Maputo que o Maxaquene assumiu à condição a liderança do Moçambola na tarde deste sábado. O jogo, marcou outrossim a estreia com derrota de Artur Semedo no comando técnico dos Alvinegros. O Costa de Sol por sua vez viajou à terra dos guerreiros fazer história e profanar o campo do Chibuto em jogo de abertura da jornada 15 do Moçambola.
No jogo de estreia de Artur Semedo ao comando técnico do Desportivo de Maputo, o Maxaquene levou a melhor e assumiu provisoriamente a liderança do Moçambola.
A equipa alvinegra entrou a pressionar e chegou inclusive a ameaçar as hostes tricolores que passaram o primeiro quarto de hora do jogo à procura de identidade. Porém bastaram apenas 25 minutos para o Desportivo cometer o primeiro erro diga-se defensivo, para o Maxaquene abrir o marcador. Num lance inofensivo, Zainadine Jr não soube coordenar com o seu guarda-redes e na tentativa de atrasar, ofereceu de bandeja o esférico ao Betinho que nada mais podia fazer senão empurrar o esférico ao fundo das malhas.
A partida prosseguiu equilibrada e o Desportivo de Maputo não afrouxou, contudo não demonstrou soluções ofensivas convincentes para mudar o cenário. O segundo golo do Maxaquene já no minuto 61 foi fruto não só de um erro defensivo visto que os centrais alvinegros esqueceram-se de Kito na grande área, como também foi sinal de que o Desportivo de Maputo estava a desfalecer no jogo.
À passagem do minuto 74, Liberty ampliou a vantagem e matou a pressão com que decorria a partida. Pelo andar da carruagem, foi completamente inacreditável ver o Desportivo a sofrer três os golos. O ponta de lança Leonel que saltou do banco a substituir Dário Monteiro, reduziu a desvantagem três minutos mais tarde e fechou as contas do jogo.
Com o resultado, o Maxaquene assume provisoriamente a liderança do campeonato a dois pontos e um jogo do Ferroviário de Maputo. O Desportivo por sua vez vê cada vez mais complicadas as contas da manutenção no campeonato da primeira divisão futebolística do país.
Canarinhos vencem em Gaza
Ainda na tarde deste sábado, o Costa de Sol foi ao campo do Chibuto quebrar a invencibilidade caseira da equipa sensação do Moçambola ao vencer por 2 a 1 numa reviravolta que tomou proporções épicas.
O resultado não só relançou o Costa do Sol na discussão pelo título como também afastou o Clube de Chibuto do topo confirmando-se aos poucos que aquela equipa está em franca queda depois de uma primeira volta sensacional.
Partidas que este domingo completam a jornada 15, para acompanhar no nosso twitter @verdademz:
Ferroviário de Maputo X Incomáti de Xinavane
Liga Muçulmana X Ferroviário de Nampula
Ferroviário da Beira X Chingale de Tete
HCB de Songo X Têxtil de Púnguè
Ferroviário de Pemba X Vilankulo FC