Ivo Dode Neves, é um Avançado de 24 anos (16.05.88) de 1.81 de altura e natural de Maputo. Engrenou no mundo do futebol profi ssional pela porta do Djuba FC, uma equipa de garra de Beleluane, província de Maputo, que ano passado disputou a “Poule” de apuramento ao Moçambola- 2012 tendo ficado no fundo da tabela classificativa num grupo liderado pelo Chibuto FC. O convite para se juntar ao Djuba FC seguiu uma trajectória normal, de qualquer moçambicano que gosta do desporto.
Foi visto na Liberdade a jogar Xingufo (bola feita de plásticos) descalço, com um grupo de amigos. Observado, notabilizou-se como um excelente ponta e rapidamente foi convidado para aprimorar o seu futebol no Djuba Futebol Clube.
Aquando da sua passagem pelo Djuba, lembra-se com glória de certa tarde de Domingo, em 2004, enquanto júnior convidado para a equipa sénior, de ter marcado um golo fantásti co na baliza do Desportivo de Maputo cujo jogo terminou com uma goleada de 7 a 1 favorável aos alvi-negros.
Permaneceu naquela equipa até 2008 quando foi chamado a vesti r a camiseta do Maxaquene, onde alinhou na equipa sénior. A sua epopeia no Maxaquene foi sol de pouca dura, pois no ano seguinte foi chamado ao Vilankulo FC onde permaneceu três anos e ajudou aquele clube a firmar-se na mais alta competi ção do país.
Em 2012, por recomendação de Arão Júnior, a quem carinhosamente chama padrinho, foi convocado a alinhar nas fileiras do Chibuto FC, clube que ascendeu pela primeira vez ao Campeonato Nacional de Futebol, cujo jogo inaugural teve um golo da sua autoria.
Promete marcar mais golos, pois sente que é sua responsabilidade cumprir s objecti vos traçados pelo clube para a presente temporada. Tem sonhos na vida e dia após dia, jogo após jogo, luta para ter mais visibilidade e, quem sabe, um dia, ser um jogador notável dentro e fora de fronteiras.
Tem no Didier Drogba a sua fonte de inspiração. Como jogador do Chibuto FC e do Moçambola, teme apenas a Liga Muçulmana e quer marcar golos nas partidas que tem pela frente. Admira o Ferroviário de Maputo pela qualidade do seu plantel consti tuído por jogadores jovens e admira, com muito respeito, o treinador Nacir Armando.
Cidadão Ivo
Com 24 anos de idade, Ivo é noivo e pai de uma menina de 3 anos. Desde que entrou para o futebol profissional, principalmente no Vilankulo FC, tornou-se difícil estar com a família e acompanhar o desenvolvimento da sua pequena, a quem venera incomensuravelmente, visto que ela se encontra no bairro da Liberdade, Município da Matola.