Arsenal e Fiorentina classificaram-se esta quarta-feira para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, após os duelos da segunda mão da fase preliminar do maior torneio continental de clubes. Jogando em Londres, o Arsenal bateu o Celtic escocês por 3 a 1, enquanto os italianos empataram por 1 a 1 (na primeira mão: 2-2) com o Sporting de Portugal.
O primeiro golo dos “Gunners”, que tinham vencido o jogo de ida por 2 a 0, em Glasgow, foi marcado pelo croata-brasileiro Eduardo, aos 28 minutos, ao cobrar um pênalti duvidoso cometido contra ele pelo guarda redes Artur Boruc. O segundo golo do Arsenal chegou aos 54 minutos, quando o marfinense Emmanuel Eboué disparou contra o arco escocês, antes que o russo Andrei Arshavin, anotasse o terceiro, aos 74. O golo de honra dos escoceses foi marcado por Donati, já nos descontos (90+2).
No estádio Artemio Franchi de Florença, a equipe local sofreu até o final para empatar por 1 a 1 com o Sporting, mas avançou por ter empatado por 2 a 2 no jogo da primeira mão. O meio campista João Moutinho abriu o placar, aos 35, para os visitantes, mas o montenegrino Stevan Jovetic, aos 54, salvou o time local.
Resultados das partidas da fase preliminar da Champions:
Olympiakos (GRE) – FC Sheriff Tiraspol (MDA) 2-0 1-0
Fiorentina (ITA) – Sporting Lisboa (POR) 2-2 1-1
Stuttgart (ALE) – FC Timisoara (ROM) 2-0 0-0
Arsenal (ING) – Celtic Glasgow (ESC) 2-0 3-1
Apoel Nicosia FC (CYP) – FC Copenhague (DIN) 0-1 3-1
FC Zurique (SUI) – FK Ventspils (LAT) 3-0 2-1
Maccabi Haifa (ISR) – Salzburg (AUT) 2-1 3-0
Atlético Madrid (ESP) – Panathinaikos (GRE) 3-2 2-0
Anderlecht (BEL) – Lyon (FRA) 1-5 1-3
Debrecen (HUN) – Levski Sofía (BUL) 2-1 2-0