Uma nova fábrica de processamento da carne de avestruz e de vaca deverá arrancar até Dezembro de 2012, no distrito de Vilankulo, província de Inhambane, num investimento conjunto de empreendedores moçambicanos e expatriados.
O valor do empreendimento não foi revelado por António Mandlate, administrador distrital local, indicando a seguir que a fábrica apenas espera pela ligação da energia eléctrica a ser garantida pelo gás natural da companhia sul-africana Sasol, para início das suas actividades produtivas.
Mandlate indicou, entretanto, que nos primeiros oito meses deste ano de 2012 foram aprovadas novas propostas de investimento avaliadas em pouco mais de dois milhões de dólares norte-americanos para a construção de estâncias turísticas na vila de Vilankulo e no Arquipélago de Bazaruto.
Ainda ao longo do primeiro semestre deste ano arrancou em Vilankulo o plantio de banana para a sua exportação para África do Sul e Europa e também para o abastecimento do mercado doméstico, de acordo igualmente com o administrador daquela região turística de Inhambane, falando em entrevista ao Correio da manhã.
