A segunda “janela” de candidaturas aos subsídios para entidades e associações empresariais e profissionais em Moçambique iniciou, Segunda-feira, numa iniciativa do MESE (Mecanismo de Subsídios Empresariais).
Uma nota publicada, Segunda-feira, pelo Projecto de Apoio a Competitividade e Desenvolvimento Empresarial (PACDE), refere que a apresentação de candidaturas ocorre mediante o preenchimento e submissão de um formulário, acto que tem o término previsto para o próximo dia 31 de Março.
O PACDE explica, na nota, que a entrega do formulário de candidatura é o princípio de um processo de diálogo entre a entidade concorrente e a unidade de gestão do MESE, podendo, portanto, culminar com a aprovação ou não da proposta.
A Primeira ‘janela’ de oportunidades para a apresentação de propostas decorreu entre 28 de Fevereiro e 10 (dez) de Junho de 2011, tendo sido submetidas 444 candidaturas.
Não foi possível apurar o número de propostas aprovadas. O MESE coloca 4,5 milhões de dólares norte-americanos (USD) à disposição das empresas e associações empresariais até 2014.
Estes recursos são destinados a apoiar os esforços das empresas privadas com vista ao melhoramento da sua posição competitiva no mercado e ao fortalecimento das associações empresariais para a melhoria da prestação de serviços aos membros.
À luz desta iniciativa, uma Micro, Pequena e ou Média Empresa pode receber até 70 mil USD e uma associação empresarial até 25 mil USD.
São elegíveis ao financiamento acções como investigação de mercado, pesquisa de produtos, ‘design’, desenvolvimento, testagem e aprovação, eficiência na produção, redução de custos e gestão da qualidade, certificação da qualidade, embalagem e material de apresentação, entre outras.
O MESE foi lançado em Fevereiro do ano passado, com o objectivo de tentar resolver um dos problemas crónicos enfrentado pelas Micro, Pequenas e Médias Empresas: o financiamento.
Para o Governo, o MESE é um complemento às várias iniciativas com vista a criação de linhas de crédito com taxas de juro preferenciais para as Micro, Pequenas e Médias Empresas.