Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Armando Guebuza na Espanha para reforçar cooperação

O presidente Moçambicano, Armando Guebuza, está desde a manhã desta segunda-feira na Espanha para uma visita de quatro dias, uma deslocação que pretende dar um novo impulso às relações políticas e diplomáticas e estreitar a cooperação. Depois de Madrid, Guebuza segue para Saragoça e Barcelona. Neste primeiro dia de visita Armando Guebuza tem encontro marcado com o Rei Juan Carlos, seguindo depois para a Câmara de Madrid para se reunir com, o primeiro-ministro, José Luís Zapatero.

Na terça-feira o chefe de governo moçambicano tem uma reunião com a Confederação Espanhola das Organizações Empresariais. Aqui o presidente de Moçambique devia estar acompanhado pelos empresários da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), mas de acordo com a Agência Portuguesa de Noticias, Lusa, Armando Guebuza leva consigo apenas o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Salimo Abdula.

Ainda segundo a mesma fonte, a ausência dos empresários da CTA, ficou a dever-se ao facto da visita ter sido anunciada com pouca antecedência, e da parte espanhola não houve tempo para organizar os contactos, o que levou os empresários a adiarem a viagem.

No segundo dia de visita, o chefe de governo de Moçambique marca presença no Congresso dos Deputados, seguindo depois para Saragoça, onde tem também agendado encontros com o presidente do governo autónomo de Aragão, Marcelino Riçou e deslocações a várias empresas. De Saragoça continuará até Barcelona, onde vai cumprir o penúltimo dia viagem. Na cidade condal reunir-se-á com as autoridades locais, entre elas, José Montilla, presidente do Governo da Catalunha.

No Instituto de Saúde Global de Barcelona, Armando Guebuza deverá dar , ainda, uma palestra. Esta visita de quatro dias destina-se a dar um novo impulso às relações políticas e diplomáticas e estreitar a cooperação entre Moçambique e Espanha.

De salientar que Espanha é um dos principais doadores do Orçamento de Estado moçambicano e tem programas de cooperação em áreas como a saúde, Educação, Energia e Pescas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts