Um golo de Shinji Okazaki nos últimos minutos garantiu ao Japão uma vitória por 2 x 1 sobre Omã, nesta quarta-feira, que deixou os campeões asiáticos perto de se classificar para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Omã parecia ter garantido um ponto em Muscat após o golo de Ahmed Mubarak em cobrança de falta, a 13 minutos do término do jogo, que empatou o marcador após um golo de Hiroshi Kiyotake no início do primeiro tempo.
Mas Okazaki aproveitou um rápido contra-ataque, aos 44 minutos do segundo tempo, e marcou o golo da vitória do Japão, líder do grupo B.
“Estou feliz por ter marcado — eu não fiz muita coisa hoje”, disse Okazaki a jornalistas. “Nós fomos feitos para sofrer e não tínhamos o controle do jogo. Nós realmente tivemos que cavar o resultado.”
Kiyotake, começando no lugar do lesionado Shinji Kagawa, colocou o Japão na frente do placar após 20 minutos de jogo, superou o guarda-redes Ali Al Habsi ao desviar para as redes um cruzamento rasteiro de Yuto Nagatomo.
O Japão, que agora tem 13 pontos em cinco jogos, participou de todas as Copas do Mundo desde que se classificou pela primeira vez para um Mundial, em 1998, na França. Omã tem cinco pontos em cinco partidas.
“O objetivo é chegar à Copa do Mundo, então estou muito satisfeito de sair com três pontos”, disse o técnico do Japão, Alberto Zaccheroni. “Eu gostaria de cumprimentar os jogadores de Omã. Eles mostraram grande coração, e o calor (no estádio) tornou difícil jogar dentro do nosso estilo. Estou orgulhoso dos jogadores cumprirem seu papel.”