Os “Mambas” receberam e derrotaram nesta quinta-feira (14) o Ruanda na 1º jornada do apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2021. Os golos de Mexer e Telinho colocaram a selecção de futebol de Moçambique na liderança do Grupo F.
No abençoado estádio nacional do Zimpeto, e com uma trompa de água a batizar os novos equipamentos, a selecção moçambicana entrou a procura da vitória. As vagas atacantes sucediam-se e numa jogada de insistência o esférico tocou na mão de um dos ruandeses, o árbitro apitou o castigo máximo.
Decorria o minuto 28 quando Mexer, se tomar muito balanço, transformou em golo a grande penalidade, o guarda-redes Kimenyi ainda tocou na bola mas não foi suficiente para desviar das suas redes.
Os “Mambas” mantiveram a pressão atacante e 3 minutos depois Telinho voltou a balançar as redes do Ruanda e colocou os poucos milhares de adeptos em festa nas bancadas.
Na 2ª parte a selecção, agora treinada por Luís Gonçalves, poderia ter dilatado o placar mas voltou a faltar o espírito matador e pontaria afinada aos “Mambas”.
Com os 3 pontos Moçambique lidera o Grupo F à frente dos Camarões e de Cabo Verde que empataram sem golos em Yaoundé.
Os “Mambas” vão ter a liderança em “xeque” já na próxima segunda-feira (18) quando enfrentarem os “Tubarões Azuis” na cidade da Praia.