A seleção nacional de futebol de Cabo Verde obteve este sábado, na cidade da Praia, uma vitória “histórica” sobre a sua congénere do Camarões, numa partida da primeira mão da terceira e última eliminatória de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2013 a realizar-se na África do Sul.
Num jogo disputado, em grande parte sob intensa chuva, facto inédito numa partida de futebol em Cabo Verde, os chamados “Tubarões Azuis” adiantaram-se no marcador logo aos 15 minutos da primeira parte por intermédio do defesa central Ricardo (Paços de Ferreira de Portugal), que concluiu de cabaça uma jogada na área dos Camarões.
A vitória de Cabo Verde foi confirmada aos 62 minutos do jogo pelo avançado Djaniny, jogador do Benfica de Portugal emprestado esta época ao Olhanense, que tirou partido de um autêntico frango do guardião camaronês Khameni.
Nesta partida, a seleção cabo-verdiana soube resistir à natural pressão dos Camarões, que tentaram, até aos últimos instantes do desafio, pelos menos reduzir a desvantagem de modo a ficar em melhor posição para desfazer vantagem que os Cabo-verdianos levam para o jogo decisivo da segunda mão da eliminatória a ter lugar em outubro em Yaoundé, capital camaronesa.
A equipa cabo-verdiana, tal como acontece nos jogos disputados no Estádio da Várzea, pôde mais uma mais vez contar com o apoio maciço dos adeptos na capital cabo-verdiana, apesar da chuva intensa que caíu na cidade do Praia ao longo deste dia de sábado. Esta foi a primeira vitória obtida pela seleção cabo-verdiana de futebol frente aos Camarões, equipa que marca presença habitual nas fases finais do CAN e do Mundial de Futebol.
Senegal derrotado pela Costa do Marfim
Ainda no sábado a Costa do Marfim receberam e venceram o Senegal. Os Leões do Senegal até adiantaram-se no placar, aos 32 minutos por Dame Ndoye. Poucos minutos depois os Elefantes empataram por Salomon Kalou.
Aos 60 minutos do jogo, Papiss Demba Cissá fez o segundo golo senegalês e cinco minutos mais tarde o costa marfimnense Yao Kouassi Gervais (Gervinho) voltou a empatar o jogo.
A partir daí os anfitriões tomaram as rédeas do jogo, aos 80 minutos do jogo adiantaram-se no marcador, através de um penalti marcado por Didier Drogba. Aos 84 minutos a Costa do Marfim sentenciou a vitória através por Max Gradel.
Confira os resultados dos jogos da 1ª mão realizados este fim de semana:
Zambia 1-0 Uganda
Togo 1-1 Gabão
República Centro Africana 1-0 Burkina Faso
Gana 2-0 Malawi
Serra Leoa 2-2 Tunísia
Sudão 5-3 Etiópia
Mali 3-0 Botswana
Cabo Verde 2-0 Camarões
Costa do Marfim 4-2 Senegal
Libéria 2-2 Nigéria
Zimbabwe 3-1 Angola
Moçambique 2-0 Marrocos
RD Congo 4-0 Guiné Equatorial
Guiné 1-0 Níger
Líbia 0-1 Argélia
Os jogos da 2ª mão deverão ser disputados entre 12 e 14 de Outubro e os vencedores desta eliminatória garantem o apuramento para o torneio que vai ser disputado na África do Sul, de 19 de janeiro a 10 de fevereiro de 2013 na África do Sul