A seleção da Suíça garantiu nesta sexta-feira vaga no Campeonato do Mundo de 2014 ao vencer a seleção albanesa, em Tirana, por 2 a 1, se tornando o 12º país classificado para o Mundial do Brasil.
O primeiro golo foi marcado pelo médio atacante Xherdan Shaqiri, aos 2 minutos do segundo tempo do jogo. Pouco mais de meia hora depois, Michael Lang ampliou. Hamdi Salihi descontou no último minuto do jogo, cobrando penalti.
Com o resultado, os suíços garantiram o primeiro lugar do grupo E das Eliminatórias europeias para a Copa, com 19 pontos. A Albânia, com 10 pontos, está matematicamente eliminada e não tem mais chance de se garantir no Mundial.
Esta será a 10ª vez que a Suíça disputará o Mundial. Outras 11 classificadas são Brasil, Japão, Austrália, Irão, Coreia do Sul, Itália, Holanda, Bélgica, Argentina, Estados Unidos e Costa Rica.
Com a vitória, os suíços chegaram aos 21 pontos ganhos, cinco a frente da vice-líder Islândia, que hoje bateu o Chipre por 2 a 0, com golos de Kolbeinn Sigthórsson e Gylfi Sigurdsson.
Com 15 pontos está a Eslovênia, que derrotou a Noruega por 3 a 0, com hat-trick de Milivoje Novakovic. Na próxima terça-feira, islandeses e eslovenos entrarão em campo pela última jornada para definir a vaga da repescagem, contra noruegueses e suíços, respectivamente. Os nórdicos jogam por uma vitória simples para garantir o segundo lugar no grupo.
Uma das seleções já garantidas na Copa do Mundo de 2014, a Holanda goleou a Hungria por 8 a 1 em Amsterdã, pelo grupo D, que segue com a segunda colocação, e por consequência, a vaga na repescagem, em aberto, e entre Turquia, Roménia e Hungria.
Robin Van Persie marcou três vezes, Kevin Strootman, Jeremain Lens, Rafael Van der Vaart, Arjen Robben e Szilárd Devecseri, contra, uma vez cada. Balazs Dzsudzsak descontou para os húngaros.
Ainda pelo grupo D, a Turquia assumiu a segunda colocação ao vencer a Estônia, fora de casa, por 2 a 0. Os golos do jogo foram marcados por Umut Bulut e Burak Yilmaz. O resultado levou a seleção turca aos 16 pontos.
Também com 16 pontos, mas atrás no saldo de gols está a Romênia, que hoje bateu Andorra, fora de casa, por 4 a 0. Bogdan Stancu, Claudiu Keseru, Gabriel Torje, de pênalti, e Costin Lazar foram os responsáveis pela goleada.
Além da dupla, a Hungria ainda tem remotas chances de ir à Copa, dependendo de uma vitória sobre Andorra na terça-feira, e derrotas de turcos e romenos contra Holanda e Estônia, respectivamente.
Pelo grupo F, a Rússia derrotou Luxemburgo por 4 a 0 e agora está a uma vitória de garantir vaga na Copa. Aleksandr Samedov, Viktor Fayzulin e Denis Glushakov marcaram e levaram a seleção comandada por Fabio Capello aos 21 pontos.