Há duas jornadas para o final da fase de grupos das eliminatórias africanas para o Campeonato do Mundo de futebol 2014, nenhuma seleção garantiu ainda o apuramento para à etapa final e decisiva. Congo, Tunísia e Egito estão bem encaminhados e esperam assegurar classificação já no próximo fim de semana, quando se disputar a próxima rodada. Apenas os vencedores de cada um dos dez grupos chegarão à fase decisiva, em que se enfrentarão em cinco confrontos diretos de duas mãos que definirão os cinco representantes africanos no Brasil 2014.
A surpreendente Etiópia permanece na liderança o Grupo A depois de sair da viagem ao Botswana com uma vitória por 2 a 1. Os etíopes estão dois pontos à frente da África do Sul, que venceu a República Centro-Africana por 3 a 0 e segue a sonhar com uma reviravolta no grupo.
A Líbia saltou para o comando no equilibrado Grupo I apesar do empate sem golos com a República Democrática do Congo na sua primeira partida de competição em casa desde 2011. Pelo mesmo grupo, os Camarões que estrearam o técnico Volker Finke, mas não tiveram o astro Samuel Eto’o em campo, foram derrotados por 2 a 0 pelo Togo, em Lomé. Apenas dois pontos separam as quatro equipes neste gruppo.
O Grupo J, da mesma forma, continua equilibrado e com chances para todas as quatro seleções. O Senegal lidera com seis pontos depois de empatar por 1 a 1 em Angola naquele que foi o quarto empate angolano em quatro jogos. A seleção de Uganda, que contou com um golo de Tony Mawejje para derrotar a Libéria pela margem mínima, está em segundo com cinco pontos, enquanto os liberianos têm quatro.
O egípcio Mohamed Salah marcou três golos, e o xará Mohamed Aboutrika anotou o outro na vitória por 4 a 2 sobre o Zimbábwe. Os três pontos teriam sido suficientes para os faraós definirem a classificação do Grupo G se a Guiné não tivesse goleado Moçambique por 6 a 1 no outro jogo da jonada. Os egípcios têm cinco pontos de vantagem no topo do grupo e estão muito próximos da passagem à fase decisiva.
O Congo, que empatou sem golos no Gabão, também depende só de si no Grupo E. O selecionado tem dez pontos, quatro acima da vice-campeã africana Burkina Fasso, que viaja a Pointe Noire para um confronto direto entre os dois na próxima semana.
A Argélia assumiu a liderança do Grupo H depois de vencer o Benin por 3 a 1 e Mali empatar a uma bola com a Ruanda em Bamako.
Resultados da jornada:
Quénia 0 x 1 Nigéria
Malawi 0 x 0 Namíbia
Sudão 1 x 3 Gana
Líbia 0 x 0 República Democrática do Congo
Botswana 1 x 2 Etiópia
República Centro Africana 0 x 3 África do Sul
Serra Leoa 2 x 2 Tunísia
Cabo Verde 2 x 1 Guiné Equatorial
Gâmbia 0 x 3 Costa do Marfim
Marrocos 2 x 1 Tanzânia
Zâmbia 4 x 0 Lesoto
Gabão 0 x 0 Congo
Uganda 1 x 0 Libéria
Angola 1 x 1 Senegal
Níger 0 x 1 Burkina Fasso
Zimbabwe 2 x 4 Egito
Guiné Conacri 6 x 1 Moçambique
Benin 1 x 3 Argélia
Mali 1 x 1 Ruanda
Togo 2 x 0 Camarões
Classificações
Grupo A
1ª Etiópia 10 pontos
2ª África do Sul 8 pontos
3ª República Centro Africana 3 pontos
4º Botswana 1 ponto (-4).
Grupo B
1ª Tunísia 10 pontos
2ª Serra Leoa 5 pontos
3ª Guiné Equatorial 4 pontos
4º Cabo Verde 3 pontos
Grupo C
1ª Costa do Marfim 10 pontos
2ª Tanzânia 6 pontos
3º Marrocos 5 pontos
4ª Gâmbia 1 ponto
Grupo D
1ª Zâmbia 10 pontos
2º Gana 9 pontos
3º Lesoto 2 pontos
4º Sudão 1 ponto
Grupo E
1º Congo 10 pontos
2º Burkina Fasso
6 pontos 3º Gabão 4 pontos
4º Níger 3 pontos
Grupo F
1ª Nigéria 8 pontos
2º Malawi 6 pontos
3ª Namíbia 4 pontos
4º Quénia 2 pontos
Grupo G
1º Egito 12 pontos
2ª Guiné 7 pontos
3º Moçambique 2 pontos
4º Zimbabwe 1 ponto
Grupo H
1ª Argélia 9 pontos
2º Mali 7 pontos
3º Benin 4 pontos
4º Rwanda 2 pontos
Grupo I
1ª Líbia 6 pontos
2º Camarões 6 pontos
3ª RD Congo 5 pontos
4º Togo 4 pontos
Grupo J
1º Senegal 6 pontos
2º Uganda 5 pontos
3ª Angola 4 pontos
4ª Libéria 4 pontos