A única membro que representava a Renamo na Assembleia Provincial de Sofala (APS) perdeu a vida na passada quinta-feira, dia 26 de Novembro de 2010, no Hospital Central da Beira, vitima de prolongada doença. Trata-se de Maria Virgínia Machava que até era membro suplente tendo ascendido ao activo na sequência da morte do seu colega partidário Lucas Machava, vitima de acidente de viação.
Ao todo esta é a terceira baixa que a Assembleia Provincial de Sofala regista no período inferior a um ano da sua instalação, em Janeiro de 2010. Duas do lado da Renamo, nomeadamente a primeira foi o único membro eleito por este partido, Lucas Machava, e agora Maria Virgínia Machava que havia ocupado a vacatura criada com a morte de Machava.
A Renamo não tem bancada na Assembleia Provincial de Sofala por possuir apenas um assento e o regimento não permite a sua constituição nesses termos. Do lado da Bancada da Frelimo registou-se uma baixa, Agostinho Abreu da Fonseca, por sinal era o Pre-sidente da Assembleia Provincial de Sofala, substituído no cargo pelo actual Presidente Manuel Rodrigo Ramessa-ne, mais conhecido por Nelinho.
O Autarca soube, entretanto, que Maria Virgínia Machava, que não tem laços de familiaridade com Lucas Machava, apenas é uma coincidência de apelido, já não gozava de boa saúde mesmo antes de tomar posse na quali-dade de membro da Assembleia Provincial de Sofala.
O seu funeral está previsto para a tarde desta terça-feira, 30 de Novembro de 2010, devendo a urna con-tendo os restos mortais ser mantida exposta no Salão Nobre do Conselho Municipal da Beira a partir das 11:00 horas, antes de ser transportada por volta das 13:30 horas para a sepultura no Cemitério Municipal da Manga, mais conhecido por Cemitério Hindú.
Em contacto com a nossa reportagem, o Presidente da Assembleia Provincial de Sofala lamentou a morte de Maria Virgínia Machava, tendo transmitido solidariedade a família en-lutada. Entretanto, O Autarca soube que o primeiro da lista dos suplentes eleitos pela Renamo para a Assembleia Provincial de Sofala é o antigo Delegado deste partido ao nível da Cidade da Beira, nomeadamente Faque Fararia.
Em cumprimento do instituído, Faque Fararia é, obviamente, o próxi-mo ocupante do lugar da Renamo na Assembleia Provincial de Sofala. Em contacto telefónico ontem a tarde com o nosso jornal, Faque Fararia confirmou a sua posição que lhe confere o direito legal de assumir a vaga, mas evitou entrar em detalhes justificando que cabe o seu partido se pronunciar sobre a organização da sua tomada de posse. “Por enquanto estamos preocu-pados com as cerimónias fúnebres da colega Vírginia. Só mais tarde veremos o resto” – afirmou Fararia.
Refira-se, entretanto, que a Assembleia Provincial de Sofala reúne-se dentro de dias, prevendo-se o momento seja aproveitado para a tomada de posse de Faque Fararia.