Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apostar na saúde materno-infantil

A Fundação Elisabeth Glaser entregou esta quarta-feira (22) o bloco de Consultas Externas e sobre a Mulher e Criança ao Centro de Saúde de Matutuíne, província de Maputo. A infra-estrutura não é de raiz, mas para sofreu uma grande reabilitação para apresentar as condições que hoje ostenta.

 

A directora daquela unidade sanitária, Natália Soares, disse após a entrega das instalações que “o nosso sentimento é de muita satisfação, aliás uma das prioridades do Serviço Nacional de Saúde é melhorar as infra-estruturas sanitárias o que contribuirá sobremaneira para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos”, conta para depois acrescentar que as instalações em alusão estão devidamente apetrechadas para melhor prestar os serviços de saúde relacionadas com a mulher e criança.

Soares avançou ainda que a Fundação Elisabeth Gaspar afigura-se o principal parceiro do Centro de Saúde de Matutuine, pois desde 2009 ano que começaram a estabelecer parcerias, “apoiaram nos mais variados níveis, ofereceram-nos desde aquele ano até esta parte 4 motorizadas de duas rodas e outra de 4 rodas, 4 viaturas, das quais duas ambulâncias e outras duas para movimentação de expedientes da nossa instituição”.

No entanto a directora do Centro de Saúde de Matutuíne disse que das quatro viaturas, apenas duas estão a funcionar, sendo que as remanescentes estão a ser reparadas na oficina. “Para nós, os meios circulantes são o grande problema, as viaturas danifica-se com muita facilidade porque as estradas daqui do nosso distrito apresentam-se em péssimas condições. São de terra batida e nos dias de chuva a transitabilidade não passa de um caos”, ajunta.

Refira-se que a Fundação Elisabeth Gasper trabalha em parceria com o Ministério da Saúde de Moçambique para garantir que as mulheres, crianças e famílias que vivem e estão afectadas com o HIV/SIDA recebam os cuidados e tratamentos que necessitam para viverem activas e saudáveis.

Esta fundação dentre vários ramos de actuação, trabalha para prestar serviços de Prevenção da Transmissão Vertical (PTV) do vírus que causa a SIDA, providenciar cuidados e tratamentos ao maior numero de pessoas possíveis, através da expansão dos serviços de saúde no país.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts