Após perder as últimas três finais, o Borussia Dortmund conquistou neste sábado a Taça da Alemanha em futebol com uma vitória por 2 a 1 sobre o Eintracht Frankfurt.
Com golos de Ousmane Dembele e Pierre-Emerick Aubameyang, artilheiro do Campeonato Alemão, a equipe conquistou o primeiro título do torneio desde 2012. Ante Rebic descontou para o time de Frankfurt.
A conquista transformou-se no primeiro troféu na equipe do técnico Thomas Tuchel e do atacante Marco Reus, considerado um dos jogadores mais talentosos da actual geração alemã, mas que perdeu todas as finais desde que chegou ao clube, inclusive a da Liga dos Campeões da Uefa, em 2013.
A conquista do Borussia também significa que o Freiburg, que terminou o Campeonato Alemão no sétimo lugar, ganhou vaga nas eliminatórias da Liga Europa.
O Dortmund saiu na frente quando Dembele aproveitou passe de Lukasz Piszczek e chutou no canto. O francês de 20 anos, sensação na sua primeira temporada na Alemanha, marcou golo muito parecido nas semifinais, eliminando o Bayern de Munique.
O Frankfurt se recuperou quando Rebic recebeu passe incrível de Mijat Gacinovic e venceu o goleiro Roman Buerki com chute rasteiro.
“Jogamos bem durante os 90 minutos”, disse o técnico do Frankfurt, Niko Kovac. “Eles foram melhores no segundo tempo. Mas detalhes decidem finais. Acertamos a trave, depois veio o pênalti. A vida é assim. Temos que aceitar a derrota.”
O golo do título foi marcado quando o Borussia teve um penalti ao seu favor aos 22 minutos do segundo tempo, que Aubameyang converteu.