As pequenas esperanças do Manchester City defender o título do Campeonato Inglês estão quase extintas após a derrota por 3 x 1 para o Tottenham, em White Hart Lane, neste domingo. Vencendo por 1 x 0 com o golo de Samir Nasri a 15 minutos do fim, parecia que o City prolongaria a luta pelo título por mais uma semana, mas o Tottenham marcou três vezes em sete minutos e continua na disputa pelas quatro primeiras posições.
A cinco jogos do final do campeonato, o City está 13 pontos atrás do Manchester United, que vai conquistar seu vigésimo título inglês se vencer o Aston Villa, ameaçado de rebaixamento, em casa, na segunda-feira.
Clint Dempsey empatou para os Spurs aos 30 minutos do segundo tempo, e o substituto Jermain Defoe marcou o golo da virada com uma bola cheia de efeito. Gareth Bale, aos 37 minutos, completou a virada dos anfitriões, que estão com 61 pontos.
Durante quase toda a tarde, o City pareceu confortável contra um Tottenham que demorou para engrenar na temporada, mas recuou muito depois do intervalo e foi punido com o retorno do Tottenham. Os dois lados precisavam vencer por razões diferentes, embora o Tottenham necessitasse mais do resultado, porque o título já estava longe das mãos do clube de Mancini, que está na final da Copa da Inglaterra, salvo um colapso do United.
Tottenham teve o retorno de Gareth Bale, recuperado de uma lesão no tornozelo e no centro das ações da partida. A torcida da casa ficou em silêncio quando o City tomou a liderança. Carlos Tevez foi bem segurando a bola no lado direito e chamando a atenção de dois defensores do Tottenham. Ele passou para James Milner, cujo cruzamento rasteiro passou por Hugo Lloris após a finalização de Nasri, ex-jogador do Arsenal.
O Tottenham respondeu com Kyle Walker, que desperdiçou a oportunidade ao completar um bonito passe de Dempsey. O lateral direito escapou de uma séria lesão em uma entrada de Nasri que não foi punida. Nasri esteve a centímetros de fazer 2 x 0 para o City, enquanto Lloris também salvou seu clube ao defender uma cabeçada de Tevez.
O Tottenham teve mais posse de bola depois do intervalo, mas, com Emmanuel Adebayor inoperante no ataque, uma virada parecia improvável, até o técnico Villas-Boas fazer substituições. Com o tempo a esgotar-se, um momento de hesitação de Vincent Kompany permitiu que Dempsey completasse o cruzamento rasteiro de Bale.
Animado, o Tottenham já ficou à frente quatro minutos depois, quando Lewis Holtby deu um passe em diagonal para Defoe, na esquerda. O atacante inglês cortou para o meio e acertou um chute de direita. Três minutos depois, Tom Huddlestone, outro substituto, acionou Bale, que bateu por cobertura para concluir uma vitória admirável.