Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ao nível dos distritos: Formação profissional vai estimular segurança alimentar

Ao nível dos distritos: Formação profissional vai estimular segurança alimentar

Jovens baseados nos distritos poderão, a partir de agora, adquirir habilidades para o auto-emprego ou preparar-se para concorrer noutros níveis por mais e melhores empregos.

Para o efeito, foi celebrado um memorando de entendimento entre o ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) e uma missão de alto nível da Fundação Big Win, apoiada pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC).

Este tipo de formação profissional vai contribuir para o aumento dos níveis de segurança alimentar no País. Pretende-se que a partir das unidades móveis, as chamadas “Escolas que andam”, sejam ministrados cursos virados para a segurança alimentar, como agro-processamento e segurança nutricional.

No âmbito desta iniciativa, será dado enfoque à agricultura, através da produção de bens alimentares que contribuam para a melhoria da componente de saúde nutricional.

Na ocasião, a titular da pasta do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, referiu que o Plano Quinquenal do Governo 2015/2019 preconiza a criação de 1.5 milhão de postos de emprego no país: “A iniciativa da Big Win vem ao encontro das prioridades elencadas pelo Governo nas áreas de emprego para jovens e nutrição no âmbito da segurança alimentar”.

Para a ministra, sendo o distrito a base e o pólo de desenvolvimento é oportuno juntar sinergias, unidades móveis e a componente da agricultura, para prover mais e melhores empregos para os jovens e melhorar a saúde nutricional. Vitória Diogo fez saber ainda que o Governo investiu na aquisição de 20 unidades móveis orientadas para as áreas de agro-processamento, serralharia, electricidade e carpintaria.

“No quadro do presente entendimento, pretendemos que a Big Win focalize o seu apoio à área de processamento de frutas, legumes, tubérculos e cereais para melhorar a nutrição e dieta alimentar das comunidades”, disse Vitória Diogo.

Por seu turno, Graça Machel, presidente da FDC, explicou que aquela agremiação está empenhada na busca de oportunidades visando apoiar o País e o Governo, na materialização das prioridades emanadas no seu Programa Quinquenal.

Foi na sequência desse trabalho que, segundo Graça Machel, a FDC foi identificada pela Fundação Big Win Filantropia, pela natureza, abordagem de trabalho e o tipo de actividades que desenvolve, como parceiro estratégico no apoio a Moçambique.

Por sua vez, o director Executivo da Big Win, Muhammad Ali Pate, antigo ministro da Saúde da Nigéria, referiu que a organização, baseada nos Estados Unidos da América, foi fundada em 2015, com o objectivo de identificar oportunidades com potencial nacional ou global para criação de parcerias em vários domínios.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts