O pugilista angolano António “Tony” Kicanga conservou o seu título mundial na categoria de meio-pesado do Conselho Universal de Boxe (UBC), ao vencer o Romeno Adrian Cerneaga num combate disputado, Sábado, em Luanda.
Tony Kicanga, que revalidou o título conquistado, ano passado, em Portugal, venceu o combate no 10º das 12 rondas previstas depois do abandono de Adrian Cerneaga na sequência dum ferimento na face.
De 39 anos, Tony Kicanga nasceu em Luanda, mas reside, desde 1990, em Portugal, onde representou vários clubes, designadamente Algés, Boavista e FC Porto.
O antigo pugilista do Dínamos de Luanda representa actualmente o Health Club de Lisboa. No seu palmarés como profissional, o campeão mundial efectuou 38 combates, com 15 vitórias, 20 derrotas, dois empates e um nulo.
Ele ostenta 12 títulos da Associação Mundial Transcontinental de Boxe (TWBA), dos quais defendeu quatro. Na classe de amadores, Tony Kicanga venceu as medalhas de bronze nos Jogos Pan-africanos em 1995 no Zimbábwè e a de ouro em 1999 em Joanesburgo, na África do Sul.
Por sua vez, Adrian Cerneaga tem um palmarés de duas vitórias, um empate e onze derrotas, num somatório de 14 combates no período de 2005 a 2011.