O Presidente do Parlamento angolano, Paulo Kassoma, reiterou hoje o seu desejo de ver solidificadas as relações de cooperação entre o seu país e Moçambique no domínio parlamentar.
Kassoma manifestou esta sua intenção a imprensa, na Presidência da República, momentos depois de manter um encontro com o Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza.
“Tenho a impressão e certeza de que as nossas relações são muito sólidas e espero que elas evoluam nesse sentido”, disse o Presidente da Assembleia Nacional de Angola, que se encontra de visita a Moçambique até ao próximo Sábado.
No seu contacto com jornalistas, Kassoma enalteceu Moçambique pelos seus resultados no combate a pobreza bem como na união das três forças com assento no parlamento.
Terça-feira última, o parlamentar angolano encontrou-se com os representantes das bancadas da Frelimo, partido no poder, da Renamo, o maior partido da oposição, e do MDM, a terceira e última força com representação no legislativo.
Dos vários assuntos arrolados durante o encontro com Kassoma, consta a necessidade de concertar as relações entre os dois países e a aproximação dos parlamentos do cidadão.
Na Quinta-feira passada, os presidentes dos dois parlamentos, selaram o programa de cooperação mútua.
O protocolo de cooperação parlamentar, entre os dois países foi assinado a 27 de Novembro de 2003 e inclui os domínios do reforço da capacidade institucional dos parlamentos e seus deputados nas áreas da actividade legislativa, representativa, fiscalizadora e diplomacia.