Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Angola reduz casos de tuberculose para quase metade

Os casos de tuberculose em Angola reduziram para quase metade, 9970, em relação ao número registado em igual período de 2009, 18 898, informou a Direcção Nacional de Saúde Pública do país.

Um relatório de balanço da Direcção Nacional de Saúde Pública refere que a diferença é de 8928 casos, no período que vai de Janeiro a Junho.

A redução, de acordo com o documento, resulta da expansão das campanhas de sensibilização sobre a prevenção e contaminação da doença, nas comunidades, bem como da melhoria das condições de trabalho nas unidades sanitárias.

Em Março deste ano, a coordenadora do Programa Nacional da Tuberculose, Conceição Palma, por considerar esta doença “uma emergência nacional”, pediu ao Ministério da Saúde de Angola que incluísse esta enfermidade nos cuidados primários da saúde.

A responsável acrescentou que, desse modo, seria fortalecida a resposta nacional, diminuindo, assim, a taxa de mortalidade pela enfermidade.

Em 2009, foram registados 42 380 casos em todo o país, sendo as províncias de Luanda e Benguela as que tiveram o maior número de casos, representando ambas 30 porcento do total, e os restantes 70 porcento distribuídos pelas 16 outras províncias de Angola.

O Governo estabeleceu como meta o ano de 2012, para atingir uma taxa de cura na ordem dos 85 porcento e aumentar o número de laboratórios de 130 para 292, em todo o país, com base no programa da Organização Mundial da Saúde, denominado “Stop TB”.

A taxa de cura actual da doença, que ocorre em pessoas com idades entre os 15 e 45 anos, é de 45 porcento, sendo o tipo mais frequente a tuberculose pulmonar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts