O chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, inaugurou, terça-feira (17), em Luanda, o pavilhão que vai acolher, a partir desta Sexta-feira, a 41ª edição do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, primeira prova do género a decorrer em África.
Na companhia do Vice-Presidente Manuel Vicente e outros membros do seu Governo, o Presidente Dos Santos percorreu durante 25 minutos as instalações construídas de raiz pela empresa angolana “Omatapalo” com capacidade para 12 mil 720 espectadores.
Ele recebeu explicações detalhadas sobre as funcionalidades e dimensões da nova infraestrutura desportiva multiusos que deve acolher, quinta-feira, a cerimónia oficial de abertura do 41º Mundial de hóquei em patins a decorrer de 20 a 28 de Setembro corrente.
A prova vai realizar-se em duas cidades angolanas, com os jogos repartidos entre Luanda (capital) e Namibe (sudoeste do país), onde também foi erguido um novo pavilhão com quase as mesmas funcionalidades e dimensões que o da capital.
Para além da cerimónia de abertura, este último vai acolher também o ato de encerramento, os jogos de dois grupos da primeira fase, uma parte dos da segunda etapa, os quartos-de-final, as meias-finais e a final.
O edifício de três anéis conta com um sistema centralizado de ar condicionado, um camarote presidencial e 20 outros da classe VIP, seis bancadas retratáveis para duas mil pessoas e sete salas de cabine de imprensa, uma das quais com visibilidade para o campo de jogos.
Foi construído em simultâneo com o pavilhão do Namibe e um outro na província de Malange (norte), todos a cargo do mesmo empreiteiro, com um orçamento global inicial de oito biliões e 600 milhões de kwanzas angolanos (cerca de 86 milhões de dólares americanos).