Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Angola cumpre promessa de perdoar dívida de Moçambique

A Comissão Bilateral Angola / Moçambique reúne-se entre terça e quarta-feira, em Maputo, tendo como um dos principais assuntos do encontro a dívida de Moçambique a Angola. O Autarca soube que, durante essa reunião de dois dias, as duas delegações vão discutir o perdão de cinquenta por cento da dívida de Moçambique a Angola, estimada em cerca de cinquenta milhões de dólares norte americanos.

A delegação angolana que já se encontra em Maputo é chefiada pela Ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, e integra ainda o Chefe de Departamento para África e Médio Oriente da Direcção de Cooperação Bilateral do Mirex, Eduardo Sangueve.

O perdão de parte da dívida moçambicana por parte de Angola resulta do entendimento manifestado entre os dois governos, quando da última visita à Moçambique do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.

Nessa visita foram dadas orientações aos ministérios das Finanças dos dois países para harmonizar os dados da dívida e determinarem o valor que deve ser perdoado e transformá- lo em activo.

Segundo anunciado na devida altura, o valor da dívida a ser perdoado será convertido em património angolano em Moçambique, não estando, no entanto, ainda claro sobre a natureza do património, cenário que tem levado alguns críticos moçambicanos e angolanos a questionarem a negociação.

Seja como fôr, entretanto, o facto em si de Angola ter assumido a decisão de perdoar a dívida a Moçambique é um gesto de solidariedade extremamente profundo, segundo considerou a antiga Primeira Ministra de Moçambique, Luísa Diogo, sobretudo porque normalmente o “mundo” está habituado a a ver o Norte a perdoar o Sul, ou seja, ver Sul – Sul a perdoar-se não é usual.

Para a antiga governante agora Deputada da Assembleia da República de Moçambique, a atitude assumida por Angola revela que os angolanos apesar dos desafios que estão a enfrentar entendem os constrangimentos do povo moçambicano.

Angola e Moçambique são ex-colónias portuguesas, tendo estabelecido relações diplomáticas em 1975, após os dois países terem ascendido a independência.

As relações económicas entre os dois países foram formalmente estabelecidas em 1978, quando os governos dos dois países realizaram a primeira sessão da Comissão Bilateral

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts