Um total de 20 atletas na província de Nampula será capacitado em matérias de arbitragem de andebol. O evento terá lugar no próximo mês de Novembro, na cidade capital.
Trata-se de atletas dos distritos da Ilha de Moçambique, de Nacala-Porto, de Mossuril, de Ribáuè, de Moma, de Angoche e da própria cidade de Nampula, que serão abrangidos pela formação, cujo objectivo é de minimizar a problemática da insuficiência de árbitros qualificados no andebol em Nampula.
Celso Chapepa, secretário-geral da associação, falando ao @Verdade, disse que o evento vai decorrer na cidade de Nampula e que para além de jogadores, alguns treinadores devidamente seleccionados poderão fazer parte do mesmo. O nosso interlocutor revelou, ainda, que a escolha dos distritos prende-se ao facto de serem os únicos nesta província nortenha que movimentam o andebol de forma exemplar.
Esta iniciativa surge em resposta ao fenómeno que se vive no Campeonato Provincial de Andebol, em que apenas quatro árbitros estão a apitar os jogos. Respondendo directamente a esta questão, Chapepa lamentou o facto de não receber nenhum tipo de assistência por parte da Federação Moçambicana daquela modalidade desportiva.
Sobre os projectos futuros, depois desta iniciativa, Chapepa garantiu que o seu organismo irá organizar uma prova provincial que irá envolver equipas dos sete distritos abrangidos pela formação.
De referir que neste momento, para além do “Provincial”, a Associação Provincial de Andebol de Nampula está igualmente a organizar um torneio infanto-juvenil, em que participam 19 equipas de diferentes escolas primárias da cidade de Nampula.