Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Anadarko paga 15 milhões USD a pequenas e médias empresas

A Anadarko Moçambique, empresa de exploração e produção de petróleo e gás, que está a desenvolver actividades na Bacia do Rovuma, norte do país, despendeu, em 2013, um total de 15 milhões de dólares americanos em pagamentos às pequenas e médias empresas de prestação de serviços.

O valor, que vai subir a medida que aumenta a demanda de serviços, foi repartido pelas 100 empresas envolvidas em actividades como construção, transporte, “catering”, e outros serviços de elevada importância nesta fase de implantação.

O facto foi revelado no encontro havido hoje em Maputo, de informação sobre o projecto da Anadarko Moçambique virado essencialmente para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do país interessadas em tirar proveito das oportunidades oferecidas por aquela empresa.

No Rovuma, onde a Anadarko está a desenvolver as suas actividades, foram descobertos 124 triliões de pés cúbicos de Gás Natural Liquefeito (GNL) cujo processo de exploração deverá iniciar em 2018, daí o encontro com as PME no sentido de aproveitarem as oportunidades.

O Ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, disse, na abertura do encontro, que as micro, pequenas e médias empresas perfazem mais de 90 por cento do conjunto de empresas do país e são cruciais para a competitividade e promoção do emprego.

O seminário, segundo Inroga, constitui uma das respostas encontradas pela Anadarko para a abordagem do governo de ter nos grandes projectos do sector de hidrocarbonetos, a inclusão de ligações empresariais com empresas moçambicanas, sua capacitação para resposta aos níveis de exigência dos projectos em referência.

“Este seminário deve constituir o primeiro passo para a materialização dos estudos que nos encontramos a fazer, que pretendem estruturar a inclusão empresarial moçambicana e empregabilidade em áreas de especialidade, bem como a estruturação prévia das áreas que serão objecto de desenvolvimento industrial, a partir do gás”, disse o ministro.

O carácter informativo que deverá ser transmitido pelo seminário gera uma expectativa que, segundo o titular da pasta da indústria e comércio, se deve traduzir no preenchimento do vazio de informação para uma melhor organização e planificação do sector empresarial do país em relação as oportunidades criadas pela Anadarko.

Na ocasião, foram também apresentados assuntos de carácter corporativo; requisitos de meio-ambiente, saúde e segurança; registo para pré-contratos e acesso as oportunidades de negócio, entre outros temas de interesse para as PMEs. O encontro conta com a participação de membros do governo, da Anadarko na qualidade de organizadora, do sector bancário, entre outros

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts