Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Amurane encontra município de Nampula desfalcado

O novo presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula, Mahamudo Amurane, herdou uma instituição completamente desfalcada. Imóveis vendidos, dívidas exorbitantes, desaparecimento de equipamentos informáticos e sabotagem de meios circulantes são algumas situações detectadas numa lista infindável de falcatruas protagonizadas pelo antigo elenco liderado por Castro Namuaca.

Numa entrevista concedida ao @Verdade, Mahamudo Amurane confirma, dentre várias falcatruas, a venda do imóvel onde funcionava o posto administrativo municipal central, as infra-estruturas onde funcionava o antigo Matadouro Municipal, o desaparecimento de vários materiais informáticos e a sabotagem de meios circulantes. “No mandato anterior, o posto administrativo central estava em pleno funcionamento e ficámos surpreendidos com a informação segundo a qual o imóvel pertence ao Ministério da Justiça,” afirmou Amurane.

O Parque dos Continuadores da Revolução também não escapou, tendo sido vendido a um operador turístico que pretende erguer no local a um hotel de cinco estrelas. Porém, o novo edil promete fazer de tudo para reaver aquele espaço público que já serviu como um local de diversão e lazer para os nampulenses.“Uma das promessas que consta no nosso manifesto eleitoral tem a ver com o melhoramento do parque para a recreação dos munícipes, porque não temos espaços verdes. Este é o único que existe na cidade”, frisou Amurane.

A nova gestão municipal encontrou, igualmente, uma dívida estimada em mais de 20 milhões de meticais e, segundo consta nos documentos internos, são valores referentes a prestação de serviços, fornecimento de material, combustíveis e lubrificantes. De acordo com Amurane, grande parte do dinheiro foi supostamente usado no sector de construção, em que o grosso das obras é malparado, daí a indignação do novo presidente em relação ao destino dado ao montante em causa.

“Vamos perceber melhor porque é que não foram saldadas as dívidas e, em função das nossas capacidades financeiras, poderemos pagar. Caso não, iremos encaminhar esta dívida à Direcção Provincial das Finanças”, sublinhou o edil.

Sem apontar números, o presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula denunciou o desaparecimento de uma série de computadores alocados ao Balcão Único de Atendimento Municipal. “Nós temos tudo arrolado no documento de termo de entrega, e ainda estamos a confrontar o que consta no papel com o que existe na realidade, depois disso vamo-nos pronunciar”, acrescentou.

Remodelações continuam no município de Nampula

Segundo o edil de Nampula, todas as áreas de vereação foram remodeladas, com a indicação de novos quadros da sua confiança com vista ao cumprimento do manifesto eleitoral, cujo lema é “servir os munícipes”. Em relação aos directores de vários sectores, foram apenas trocados os responsáveis pelas áreas de Finanças e dos Recursos Humanos. “Caso se justificar, vamos prosseguir com as mudanças noutras áreas”, afirmou o edil, tendo frisado que outros departamentos considerados vitais são os das chefias dos postos administrativos.

Fiscais dos mercados não escapam

Ainda na entrevista concedida ao nosso jornal, Mahamudo Amurane assegurou que todos os fiscais e cobradores dos mercados municipais vão deixar de exercer esta actividade e serão colocados noutras áreas de trabalho daquele município, desdramatizando informações que dão conta de que os mesmos estariam no olho da rua. “A pedido dos munícipes, vamos substituir os antigos fiscais porque já não depositam confiança neles. Mas não quer dizer que eles estarão fora do quadro do pessoal da edilidade”, disse a terminar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts