A Vila Municipal da Gorongosa, vive um autentico ambiente de festa nas vésperas da chegada do Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, que inicia ainda esta manha uma visita de quatro dias a Província de Sofala, tendo como porta de entrada o Distrito da Gorongosa.
As autoridades autárquicas locais tudo fizeram dentro das suas capacidades para apresentarem ao Chefe de Estado uma vila atraente, limpa e bonita. Ornamentação por tudo quanto é canto. Movimento desusado de viaturas e pessoas. Quase toda fina-flor da Província de Sofala, nomeadamente elites politicas, empresários, lideres sociais, esta concentrada aqui em Gorongosa para receber com pompa e circunstância o Presidente da República. Toda gente aqui só fala da visita do Chefe de Estado.
Gorongosa, refira-se, é uma pequena vila municipal da Província de Sofala que está em franco crescimento. A antiga Vila Paiva de Andrade passou a chamar-se Gorongosa depois da Inpedencia Nacional, em 1975. Tornou-se Município em 2008 na sequência da expansão do processo de autarcização do País que contemplou dez novas vilas; tendo Moreze Cauzande tido a honra de ser eleito o Primeiro Presidente a autarquia.
Fontes locais contaram-nos que o nome de Gorongosa foi atribuído pela população oriunda de Báruè, a Norte da Província de Manica que se instalou na serra da Gorongosa em busca de sobrevivência no século passado. Alguns deles tentaram subir ao cimo mas perderam a vida de forma misteriosa. Por isso o lugar passou a ser considerado perigoso e a designarse “Kuguru Kuna N’gozi”, o mesmo que “lá no cimo há perigo” em língua local. Mais tarde o nome foi aportuguesado para Gorongosa.