O Instituto Nacional de Saúde (INS), considerando as previsões para a época chuvosa 2019/2020, prevê um risco alto de casos de malária na Região Norte e na Província da Zambézia. As províncias do Centro e Norte enfrentarão ainda surtos de diarreia assim como a Cidade de Maputo.
As chuvas normais com tendência para acima do normal nas regiões Sul e Centro do País até Dezembro 2019 e a precipitação normal com tendência para abaixo de normal até Março de 2020 colocam as províncias de Nampula e da Zambézia com alto risco de ocorrência de casos de malária já no início da nova época chuvosa.
De acordo com o INS o alto risco de ocorrência de casos de malária mantém-se nas províncias de Nampula, Zambézia nos primeiros três meses de 2020 altura em que deverá alastrar-se para Cabo Delgado e Niassa.
Na previsão, efectuada semana finda no 6º Fórum Nacional de Antevisão Climática, Instituto Nacional de Saúde alerta para risco alto de diarreias na Cidade e Província de Maputo até Dezembro de 2019 situação que se deverá manter até ao término da época chuvosa.
Entretanto, de acordo com o INS, entre Janeiro e Março de 2020 surtos de diarreias poderão eclodir nas províncias de Sofala, Zambézia e Nampula.