A Aliança Africana do Caju (ACA), realiza em Maputo, capital moçambicana a sua 5ª Conferência anual, um evento que tem por objectivo fortalecer a indústria deste sector de actividade.
Participam no evento 250 parceiros de todo o mundo, que vai decorrer sob o lema “Fortalecer a Industria”.
Durante o evento, serão fornecidos aos participantes informações e ligações necessárias para melhorar a produtividade, expandir o processamento e comercialização da cadeia do valor do caju.
A ACA, criada em 2005 por um grupo de 24 membros, conta actualmente com cerca de 100 membros em todo mundo.
Como resultado da ACA, registrouse um crescimento acentuado do processamento da castanha bruta, que passou de 35 mil toneladas 2006 para 75 mil toneladas para 2009, que também resultou na criação de cerca de 15 mil novos postos de trabalho.
A Conferencia será seguida de encontros do Comité Directivo da Iniciativa Africana do Caju (ACI), um projecto avaliado em 50 milhões de dólares, dos quais 25 disponibilizados pela Fundação Bill e Melinda Gates, que tem por objectivo expandir o processamento local, aumentar a produtividade e comercialização de caju em cinco países africanos nomeadamente, Moçambique, Benin, Burkina-Faso, Costa de Marfim e Ghana.
O evento é organizado pela ACA em parceria com o Instituto de Fomento do Caju (INCAJU) e Associação dos Industriais de Caju (AICAJU) de Moçambique.
A mesma conta com o apoio da ASAID AgriFUTURO, ACI e empresários nacionais e estrangeiros.