Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Algumas escolas ainda não iniciaram as matrículas em Cuamba

Contrariamente ao que acontece noutras regiões do país, no distrito de Cuamba, na província do Niassa, há estabelecimentos de ensino que ainda não iniciaram a inscrição das crianças que vão frequentar a 1ª classe em 2014, supostamente porque nenhum pai se faz às escolas para o efeito por desconhecimento.

As matrículas arrancaram no dia 01 de Outubro em curso e deverão terminar a 31 de Dezembro próximo. Devem ser matriculados os petizes com seis anos de idade ou que completarem até 31 de Dezembro de 2014. No acto de inscrição é preciso de um documento pessoal da criança, porém, em caso de não haver, o Ministério da Educação recomenda que, mesmo assim, os pais não sejam impedidos de matricular os seus filhos, pos a situação pode ser regularida enquanto o menor estiver a frequentar as aulas. As crianças devem ser matriculadas, de preferência, próximo dos seus locais de residência.

Por exemplo, na Escola Josina Machel nenhuma criança foi inscrita e, segundo o director da mesma instituição, Lino Vitoce, os pais e encarregados de educação ainda desconhecem o novo calendário de matrículas. Localmente, não existe nenhuma actividade que visa sensibilizar os pais a aderirem ao processo. O dirigente apelou aos pais para que se dirijam aos estabelecimentos de ensino a fim de matricular os seus petizes.

Sanito Stor Monteiro, director da Escola Primária Completa de Ruthi, salientou que por causa da falta de informação, muitos pais e encarregados de educação não estão a matricular os filhos e priorizam as actividades agrícolas e estão atentas à campanha agrícola que se avizinha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts