Contrariamente ao que acontece noutras regiões do país, no distrito de Cuamba, na província do Niassa, há estabelecimentos de ensino que ainda não iniciaram a inscrição das crianças que vão frequentar a 1ª classe em 2014, supostamente porque nenhum pai se faz às escolas para o efeito por desconhecimento.
As matrículas arrancaram no dia 01 de Outubro em curso e deverão terminar a 31 de Dezembro próximo. Devem ser matriculados os petizes com seis anos de idade ou que completarem até 31 de Dezembro de 2014. No acto de inscrição é preciso de um documento pessoal da criança, porém, em caso de não haver, o Ministério da Educação recomenda que, mesmo assim, os pais não sejam impedidos de matricular os seus filhos, pos a situação pode ser regularida enquanto o menor estiver a frequentar as aulas. As crianças devem ser matriculadas, de preferência, próximo dos seus locais de residência.
Por exemplo, na Escola Josina Machel nenhuma criança foi inscrita e, segundo o director da mesma instituição, Lino Vitoce, os pais e encarregados de educação ainda desconhecem o novo calendário de matrículas. Localmente, não existe nenhuma actividade que visa sensibilizar os pais a aderirem ao processo. O dirigente apelou aos pais para que se dirijam aos estabelecimentos de ensino a fim de matricular os seus petizes.
Sanito Stor Monteiro, director da Escola Primária Completa de Ruthi, salientou que por causa da falta de informação, muitos pais e encarregados de educação não estão a matricular os filhos e priorizam as actividades agrícolas e estão atentas à campanha agrícola que se avizinha.