O centro Cultural Moçambique-Alemanha realiza a partir do dia 18 de Outubro uma actividade que chama Identidade – Um Romance Danado. Trata-se de uma fusão de teatro, música ao vivo e filme sobre a identidade alemã e moçambicana, tendo em conta a relações históricas entre ambos os povos. O evento terá lugar no Centro Cultural Universitário, em Maputo.
A peça conta as histórias de empresários alemães que há mais de cem anos residem em Moçambique, bem como dos trabalhadores moçambicanos – os madgermans – relembrando a época em que vigorava a República Democrática Alemã.
Há na obra uma discussão sobre a problemática das crianças que nasceram da relação entre cidadãos de ambos os países que – vivendo na Alemanha – procuram o seu país em Moçambique. O sentido inverso é válido. Ou seja, há moçambicanos que se sentem alemães e alemães que se sentem moçambicanos.
Espera-se que esta actividade seja uma viagem humorística e dramática através da história em busca daquilo que faz a identidade humana nesse contexto. A actividade irá decorrer também nos dias 18, 20, 24, 25 e 26 de Outubro no Centro Cultural Universitário, em Maputo.