Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Águas do Malawi impressionada como FIPAG subsidia as taxas de ligação de água para população de baixa renda

fds-fipag-malawi

Os modelos de funcionamento, organização e gestão dos sistemas de abastecimento de água, implementados pelo FIPAG – Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água, foram terça-feira, 25 de Julho, em Maputo, positivamente apreciados pela delegação malawiana, composta por gestores do sector de água e saneamento, da cidade de Lilongué, em Malawi.

A delegação, liderada pelo presidente do respectivo município, Richard Banda, manteve um encontro com a Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento e, terça-feira última, percorreu as instalações da Estação de Tratamento de Água de Sábie (ETA), em Corumana, na Província de Maputo, onde se inteirou do funcionamento da infraestrutura, incluindo do funcionamento, organização e gestão do sistema de abastecimento de água do País.

Na ocasião, os visitantes manifestaram-se impressionados com a forma como o FIPAG está preparado, com vista a alcançar a meta preconizada pela Cobertura Universal 2030. Momentos após a visita à ETA, o Director dos Serviços Centrais de Operações no FIPAG, Abílio Murima, disse, a propósito, ter despertado, igualmente, o interesse dos visitantes, o Programa de Ligações Subsidiadas para a População de Baixa Renda (OBA).

Inserido no Projecto WASIS II, o OBA tem como objectivo subsidiar as taxas de ligação de água para a população de baixa renda em quatro províncias das regiões Centro e Norte do País, nomeadamente as cidades de Beira e Dondo, em Sofala, Pemba, em Cabo Delgado, Nacala, em Nampula e, Tete e Moatize, em Tete.

O referido projecto contempla 20 mil agregados familiares de baixa renda, correspondendo a cerca de 106 mil pessoas. O investimento total será de dois milhões de dólares norte-americanos, com o governo a subsidiar 97,5% das despesas de cada contrato de ligação de água.

“Fizemos uma apresentação institucional sobre como o FIPAG funciona. Apresentamos-lhes as infraestruturas que erguemos, outras em curso, incluindo os planos para o futuro, com vista a garantir o abastecimento de água às populações com a qualidade e quantidade necessárias”, frisou Abílio Murima.

Por sua vez, Richard Banda manifestou-se satisfeito com o que viu e ouviu: “Tivemos encontros muito importantes e também a oportunidade de aprender bastante. Ao voltarmos para Malawi, vamos implementar algumas das coisas que aprendemos desta visita a Maputo para que possamos registar melhorias”, disse, realçando o facto de ter tido, igualmente, um encontro com o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *