Para aprofundar conhecimentos e dominar práticas em uso nos serviços de abastecimento de água de referência internacional, visando replicá-las com os devidos ajustes, em Moçambique, quadros da empresa Águas da Região Metropolitana de Maputo (AdRMM) estiveram, recentemente, nas Ilhas Filipinas, para a troca de experiência com a maior empresa de água naquele País asiático, a Manila Water.
Com um histórico de referência mundial na gestão eficiente de sistemas de abastecimento de água, a Manila Water tem o mérito de ter reduzido perdas de 63% para 13%, em 25 anos, obra expectante pelo FIPAG – Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água, no geral e pela AdRMM, em particular, que neste momento assenta nos 44%, num horizonte de 33%, como meta, em 2024.
Deste modo, a equipa da AdRMM, encabeçada pelo presidente do Conselho de Administração da empresa, Álvaro Cossa, teve como objecto de apreciação temas sobre a gestão de empresas de água, cujas características de Manila são similares às do FIPAG, e têm sido casos de sucesso na indústria. As boas práticas sobre processos de reformas institucionais implementadas com sucesso pela Manila Water, a implementação do contrato de desempenho, políticas de gestão e a melhoria da eficácia e eficiência dos sistemas de abastecimento de água, a implementação de Parcerias Público-Privadas (PPP) e os programas de redução de perdas tiveram maior atenção.
A privatização da água na Região Metropolitana de Manila começou quando o então Presidente das Filipinas, Fidel Ramos, instruiu o governo em 1994 a resolver o que ele chamou de crise da água em Manila, envolvendo o sector privado. Em 1997, dois contratos de concessão para as metades Oriental e Ocidental da Região Metropolitana de Manila foram assinados após um concurso público
. As concessões são responsáveis pelo fornecimento à maior parte da população pelas operadoras privadas em países em desenvolvimento. Esta é parte da abordagem que se pretende traduzir para as empresas regionais moçambicanas recém-criadas, no quadro do segundo ciclo do Quadro de Gestão Delegada de Abastecimento de Água, cujo lançamento oficial teve lugar, recentemente, na cidade da Beira, província de Sofala.